Seja Bem Vindo(a)

terça-feira, 4 de maio de 2010

Ética e Moral

Colar ou não colar? Eis a questão. É com esta frase de caráter puramente filosófico que iniciamos esta discussão sobre nossos valores e condutas morais. Todas nossas atitudes e ações estão subordinadas ao julgamento moral, haja vista que o “sentimento ” de moralidade nasce da coletividade, da absorção e internalização das condutas norteadores do espírito moral.
.
A um patamar mais abstrato, delinea-se a ética, que busca a reflexão de todos os atos morais. O que é o bem? O que é colar? etc. Nos transformemos em águia agora, para revoarmos e termos uma perspectiva de Águia é óbvio. A política, a economia vista de cima para baixa (estão conseguindo ver?) revelam-se em berçários de contradições morais e éticas. Quais as atitudes de nossos políticos? E da sociedade? O que você tem feito para melhorar? Enquanto isso, os meios de comunicação nos moldam para sermos compassivos e desleixados, nos ridicularizam e martelam na formação de um enorme contingente de idiotas do plim,plim.
.
Filosofar exige muita paciência, mas também indignação e indagação. Após essa rajada de questionamentos e um grande esforço reflexivo causados por elas (espero), ainda perdura uma questão milenar, que pôs em xeque a fé e as convicções de muitas pessoas. Colar ou não colar? Eis, a questão.

3 comentários: